Bauru
Novembro Azul alerta para o diagnóstico precoce do câncer
Apesar de incentivar o cuidado com a saúde do homem em geral, o Novembro Azul ressalta a preocupação especialmente com o câncer de próstata por dois motivos: alertar para a alta incidência e incentivar o diagnóstico precoce, única forma de enfrentar a doença.
No primeiro aspecto, o objetivo da campanha é destacar a quantidade de casos. “Um em cada seis homens vai ter câncer de próstata”, alerta o Dr. Bruno Felipe Souza (CRM: 150.113 | RQE 76.471), urologista de Bauru.
É o câncer que mais atinge os homens e o segundo mais letal, atrás apenas do pulmão. Segundo o INCA, 30% dos casos de câncer em homens em 2023 atingiram a próstata, bem acima dos 9% surgidos no cólon e reto, o segundo mais incidente. Dados do Atlas de Mortalidade por Câncer apontam que quase 16 mil pessoas morreram da doença em 2019.
Diagnóstico precoce é essencial
O segundo objetivo do Novembro Azul é reforçar que a única medida de proteção contra o câncer de próstata é identificar o tumor o mais rápido possível. “Até porque é uma doença que os sintomas só aparecem quando já está avançada”, enfatiza o Dr. Bruno.
Além disso, por ser um câncer sem prevenção – não existem hábitos que evitam o surgimento -, o diagnóstico precoce torna-se essencial. “Por isso, a orientação é realizar os exames anualmente. É checar a próstata todo ano e verificar se houve alteração”, explica o médico de Bauru.
Segundo o Dr., homens a partir de 50 anos – 45, dependendo dos fatores de risco – devem fazer dois exames complementares: o toque retal e a coleta de sangue. Se for identificada alteração, o próximo passo é a biópsia.
Cirurgia robótica
Com diagnóstico precoce, a chance de cura do câncer de próstata é de quase 90%. Para isso, dependendo de alguns fatores como posição do tumor, o médico indica radioterapia ou cirurgia para retirar a glândula.
Se for possível a cirurgia, Dr. Bruno indica o procedimento com um robô. “É mais seguro, preciso e menos invasivo, pois amplia a imagem de dez a quinze vezes e capta 1,3 mil movimentos por segundo. Reduz sangramentos e diminui as chances de complicações”, explica o médico de Bauru, que já fez mais de 500 cirurgias com o método aqui na cidade e em São Paulo.
Campanha Novembro Azul
Ao reforçar o combate ao câncer de próstata, o Novembro Azul contribui como alerta para ir ao urologista, especialmente considerando que 62% só vão ao médico após um sintoma insuportável.
O problema é que doenças como a hiperplasia benigna de próstata, a chamada próstata inchada, possuem sintomas leves, mas que atrapalham a qualidade de vida dos homens.
“Dificuldade para urinar, jato mais fraco, não esvaziar a bexiga, ir várias vezes ao banheiro e acordar mais vezes à noite para urinar, por exemplo, podem estar relacionados ao tumor benigno na próstata. O Novembro Azul torna-se uma oportunidade para esse tipo de diagnóstico”, enfatiza o médico, que também cita outras doenças do aparelho urinário que afetam o bem-estar.
Entre elas, estão a queda de testosterona, ISTs, disfunção erétil, ejaculação precoce, problemas hormonais, doenças relacionadas ao rim (cálculos, pedras, etc) e infecções urinárias, além de tumores em outros órgãos.
Serviço
Dr. Bruno Felipe Souza | CRM 150113 | RQE 76471
Endereço: Clínica Hormone – Rua Doutor Fuas de Mattos Sabino, 3-70
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 12h, e 13h às 18h
Contato: (14) 3313-6740 | (14) 3235-3350
Site: www.drbrunofelipe.com.br
Instagram: @drbrunofelipe.urologista
Facebook: /drbrunofelipesouza
Youtube: /DrBrunoFelipe