Bauru
Prêmio Royal de Jornalismo tem inscrições gratuitas
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Prêmio Royal de Jornalismo, que visa reconhecer os profissionais da imprensa de Bauru e região, fortalecer o jornalismo local e incentivar a produção de conteúdos de qualidade.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de janeiro, de forma gratuita, por meio deste link oficial.
Os interessados poderão inscrever até três trabalhos por pessoa, sem limite de inscrições por veículo de comunicação, enviando o link das matérias ou produções jornalísticas publicadas no ano de 2024.
Categorias do prêmio
O Prêmio Royal de Jornalismo é dividido em sete categorias principais:
- Jornalismo em Áudio: para conteúdos veiculados em emissoras de rádio ou podcasts.
- Jornalismo em Vídeo: para produções exibidas em televisão ou publicadas em plataformas digitais.
- Fotojornalismo: que reconhece as melhores imagens ou sequências de fotos publicadas em veículos impressos, revistas ou portais de notícias.
- Jornalismo em Texto: para reportagens publicadas em jornais, revistas ou sites de notícias.
- Jornalismo Universitário: destinado a estudantes de jornalismo que tenham produzido conteúdos durante a graduação. (Nesse caso, o trabalho será enviado por meio do Google Drive).
- Grande Prêmio Royal de Jornalismo: consagra o melhor trabalho entre todos os inscritos.
Além da disputa nessas categorias, a premiação concede o Prêmio Honorário, destinado a um veterano da comunicação local em reconhecimento à trajetória e contribuição ao jornalismo. Nesta primeira edição, o homenageado será Luciano Dias Pires, historiador, jornalista e editor do Bauru Ilustrado, suplemento do JC que circulou da década de 1970 até 2020.
Critérios de avaliação
Os trabalhos inscritos serão avaliados por um júri composto por profissionais com experiência no mercado e conhecimento das práticas jornalísticas. Os nomes foram escolhidos por representantes de 18 veículos de comunicação de Bauru, além do Sindicato dos Jornalistas e Associação dos Profissionais de Propaganda.
Os jurados são:
- Márcio ABC: Jornal Bom Dia, Veja In te rior, Diá rio de Bauru, Tv Tem;
- Cristina Camargo: Folha de S.Paulo, Bom Dia, Tv Tem e Diário de Bauru;
- Daniela Bochembuzo: Folha de S. Paulo, Comércio do Jahu, Diário de Bauru, Jornal da Cidade e Unisagrado;
- Marcus Lopes: Doutor em Mídia e Tecnologia pela Unesp Bauru, TV Globo, TV Tem, Jornal da Cidade;
- Camila Turtelli: O Globo, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, UOL.
Cada trabalho será analisado com base em critérios pré-definidos (confira no regulamento), recebendo notas de 1 a 5.
Cerimônia de premiação
A cerimônia de premiação está marcada para 12 de março, no Bento Bar, em Bauru. Serão premiados os três melhores trabalhos nas categorias Texto, Vídeo, Áudio, Fotojornalismo e Universitário, além de um troféu para o Grande Prêmio Royal e para o Honorário. Ao todo, serão distribuídos 17 troféus.
O evento promete reunir jornalistas, comunicadores e veículos de comunicação em uma noite de celebração ao trabalho da imprensa local.
Sobre o Prêmio Royal de Jornalismo
O prêmio, que terá a primeira edição em 2025, presta homenagem à resiliência e à ética dos profissionais da área, destacando o compromisso com a verdade, a informação de qualidade e o impacto social.
Inspirado no pinguim-real, símbolo de adaptação e postura, a iniciativa reforça a importância do jornalismo como um pilar fundamental para a sociedade.Para mais informações sobre o prêmio, acesse o site oficial do Prêmio Royal de Jornalismo.