Bauru
Unimed capacita profissionais sobre cápsula endoscópica
No dia 3 de janeiro, o Centro de Diagnóstico Unimed (CDU) promoveu um treinamento voltado aos colaboradores sobre as Cápsulas Endoscópicas Pillcam™, uma tecnologia inovadora para a investigação de doenças do trato gastrointestinal.
O evento, organizado pela enfermeira Carina Petroli Pillon, responsável pela Educação Continuada, aconteceu no auditório do CDU e contou com a presença de Fábio Neubern, representante da Medtronic, que conduziu a formação.
Durante o treinamento, as equipes de enfermagem do setor de endoscopia, o núcleo de segurança do paciente, a engenharia clínica e profissionais da tecnologia da informação receberam instruções detalhadas sobre o uso adequado das cápsulas.
O que é o procedimento?
O exame de cápsula endoscópica (endoscopia sem fio) é um procedimento não invasivo realizado através da ingestão de uma cápsula – de tamanho semelhante à de uma vitamina – alimentada por bateria. A cápsula contém uma ou duas microcâmeras, uma luz e um transmissor que captura milhares de imagens do revestimento do intestino e transmite para um receptor que fica em uma bolsa presa à cintura do paciente.
Ele tem indicações específicas e poderá ser solicitado pelo médico quando necessário. O uso da cápsula complementa os exames de endoscopia e colonoscopia, em alguns casos, dispensando a necessidade de repeti-los.
Avanço para o CDU
Essa tecnologia representa um avanço significativo para o Centro de Diagnóstico, pois, como explica a enfermeira Carina Petroli Pillon “diferentemente dos procedimentos tradicionais de endoscopia e colonoscopia, essa inovação dispensa o uso de sedação, oferecendo mais segurança e conforto aos pacientes. Além disso, a cápsula chega a regiões do trato gastrointestinal que não seriam alcançados pela endoscopia convencional, o que torna o exame mais preciso durante a análise”.
“Ao investir nessa solução moderna e na capacitação dos profissionais, a Unimed Bauru reforça seu compromisso com a inovação, a qualidade nos serviços oferecidos e a promoção de uma saúde cada vez mais eficiente”, explica o comunicado.